Alunos da Rede Municipal de Ensino passam por avaliação diagnóstica para elaborar ações e melhorar aprendizagem

Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Três Rios estão passando por avaliação diagnóstica nesta semana. A ação tem o objetivo de analisar o nível de conhecimento dos alunos para elaborar as ações pedagógicas a serem implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Isso visando sanar os prejuízos educacionais deixados pelos dois anos de afastamento das salas de aula devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Educação, a avaliação ocorrerá até o dia 25/02, no horário de aula, e será realizada em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

“Através da avaliação diagnóstica, é possível identificar as dificuldades de cada aluno, a fim de conhecer a realidade de cada turma, visando a elaboração de estratégias específicas para cada unidade escolar”, declarou a Secretária de Educação de Três Rios, Ana Paula de Oliveira.

Volta às aulas e ações do município

As aulas em Três Rios retornaram no dia 7 de fevereiro, com a volta das atividades nas instituições privadas, e no dia 14 do mesmo mês na Rede Municipal de Ensino.

E um dos motivos para o retorno foi a elaboração do protocolo de retorno das atividades presenciais nas unidades escolares, desenvolvido pelas Secretarias de Educação e Saúde e com o apoio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Município. Isso porque o documento contém uma série de medidas adotadas organizando as escolas a fim de não disseminar o vírus e permitindo o melhor aprendizado dos alunos.

Entre as determinações, destacam-se: a vacinação avançada contra a Covid-19 em Três Rios; a classificação no Mapa de Risco da Covid no estado do Rio de Janeiro por município; a testagem rápida contra a doença, incluindo nas escolas; a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como a capacitação e treinamento das equipes técnicas.

“Estamos constantemente realizando reuniões com as secretarias e cuidando da saúde do trirriense em relação à COVID-19, cumprindo todas as exigências de segurança sanitária, acelerando a vacinação, dos funcionários da educação, das nossas crianças e adolescentes, e da população geral. Isso traz certa tranquilidade para o retorno das aulas presenciais. Um momento muito feliz ver nossos alunos de volta ao convívio social dentro do ambiente escolar”, comentou o Prefeito Joa.