Mês de prevenção ao câncer de próstata tem mobilizado Unidades de Saúde de Três Rios

Novembro é o mês dedicado ao alerta para a importância do cuidado com a saúde do homem, especialmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Três Rios, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), por meio de Políticas de Atenção à Saúde, tem promovido diversas ações visando facilitar e ampliar o acesso e o acolhimento da população masculina aos serviços de assistência integral do Sistema Único de Saúde. As atividades têm caráter informativo.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através da Educação em Saúde Permanente, por exemplo, estão sendo realizadas ações educativas com ênfase na importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças. Além disso, também ocorrem atendimentos direcionados à Saúde do Homem.

Em paralelo a isso, outras ações ocorrem no Município em comemoração ao Novembro Azul. A Coordenação de Saúde Bucal na UBS do Purys está promovendo um atendimento noturno, que possibilitou aos usuários um horário alternativo para acessar os serviços odontológicos/de saúde. “Estamos realizados atendimentos odontológicos, primeiras consultas, orientação e o tratamento odontológico em si”, destacou a coordenadora Adreane Santa Rosa.

AS AÇÕES

No Posto de Saúde Central: Ações com orientação sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.
No Centro Especializado de Reabilitação (CER): Período da manhã, aferição da PA, Teste de Glicemia e folders educativos.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Ações Educativas com ênfase na importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças. Além de atendimentos direcionados à Saúde do Homem.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA): Sala de espera com informações sobre o câncer de próstata, cuidados e prevenção.
Ambulatório Ampliado em Saúde Mental: Sala de Espera para os usuários.
CAPS II: Consultório na Rua: abordagem aos moradores em situação de rua, sobre a Prevenção do Câncer de Próstata, importância da realização de exames clínicos.
CAPS AD III: Realização de oficinas sobre Prevenção do Câncer de Próstata e Saúde do Homem com os usuários do CAPS AD durante todo o mês.