Prefeitura e Sebrae apresentam metas e diretrizes para a construção do Inventário Turístico do município

A Prefeitura de Três Rios e o SEBRAE apresentaram, no início deste mês, as diretrizes e metas do Inventário Turístico que está sendo realizado no município. O encontro aconteceu na sede do Governo Municipal, contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Governo, além de outros representantes do Poder Público.

O evento faz parte do levantamento de informações para o Inventário Turístico de Três Rios (InvTur), ferramenta importante que permitirá investimentos na área do turismo de forma planejada e integrada.

O objetivo da ação é promover a coleta, identificação e registro de atrativos, serviços e equipamentos turísticos do município, bem como toda a rede de infraestrutura e apoio ao Turismo na cidade. Ao longo do projeto, será utilizada a metodologia de pesquisa do Ministério do Turismo, que recentemente classificou Três Rios como município de categoria “C” na rota do turismo nacional.

O Mapa do Turismo realiza a categorização dos municípios turísticos, utilizando notas que vão de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

“Com o Inventário Turístico, teremos uma noção real do que temos a oferecer ao turista, bem como aquilo que precisaremos melhorar. Estamos com uma boa classificação no Ministério do Turismo e estamos aproveitando a oportunidade para melhorar e profissionalizar, cada vez mais, o trade turístico de Três Rios, gerando renda e empregos de qualidade à população”, afirmou o Secretário de Cultura e Turismo, João Aguiar.

“O Inventário será construído em parceria com o Poder Público e a iniciativa privada. Vamos coletar o maior número de informações possíveis para montar um documento que retrate Três Rios da forma mais fidedigna”,  informou o representante da Regional Sebrae Centro Sul, Jorge Luis Gomes de Pinho.

Nos próximos dias, as equipes do Sebrae visitarão todos os estabelecimentos comerciais e turísticos da cidade que estejam diretamente envolvidos no turismo de Três Rios. Os recenseadores coletarão informações diversas sobre capacidade de atendimento ao turista, infraestrutura, acessibilidade, vagas de empregos geradas e demais demandas do InvTur. É importante que cada empresário participe da visita e repasse as informações mais corretas possíveis para que o documento final do inventário retrate da melhor forma todo o potencial turístico de Três Rios.