Prefeitura de Três Rios

Covid-19: agentes de saúde da Prefeitura de Três Rios acompanham pacientes em tratamento domiciliar

Mais de 940 pacientes diagnosticados com covid-19 estão em isolamento domiciliar com acompanhamento dos profissionais do PAID, Programa de Assistência Internamento Domiciliar de Três Rios. A ação tem desempenhado um papel importante neste momento de pandemia, possibilitando que mais leitos estejam liberados para pacientes em estado mais grave.

Para o devido monitoramento no PAID, as notificações da UPA, do Centro de triagem, do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição e Laboratórios Particulares, são enviadas primeiramente à epidemiologia, que posteriormente encaminha para o Programa. Essas fichas são confeccionadas e encaminhadas à Coordenação da Atenção Básica para iniciar o monitoramento por 14 dias.  

Esses pacientes são acompanhados pelas Agentes Comunitárias de Saúde e, ao final da quarentena, recebem alta, se estiverem assintomáticos. Caso no final da quarentena algum paciente permanecer sintomático, este ainda deverá ser acompanhado por mais 3 dias.

Profissionais com experiência na rede pública de saúde, a Coordenadora do PAID Alexandra Cássia de Oliveira e a Assistente Carine de Souza Costa relatam as peculiaridades da atuação do PAID: “aqui realizamos todo o apoio para a adaptação desse paciente em casa, acompanhando a evolução do quadro e orientando a família a prestar todos os cuidados ao enfermo”, sinaliza Carine de S. Costa.

Construindo uma rede de amparo que visa reduzir o estado de fragilidade em que o paciente se encontra, a Coordenadora pontua: “quando ocorre a alta dos pacientes positivos com comorbidade, há agendamentos para as consultas pós Covid-19, que são realizadas no Hospital de Clínicas, através de uma parceria com a Faculdade Suprema. Também é realizado o acompanhamento das famílias dos pacientes que se encontram internados”. 

Ciente da importância do atendimento mais humanizado que a Saúde tem realizado junto ao cidadão trirriense, o Prefeito Joa finalizou: “nosso Governo entende que todo processo de evolução exige plena dedicação, compromisso e capacidade técnica. A partir dessa junção, estamos construindo o futuro, hoje”. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Skip to content