Semana de Mobilização no combate às Arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Rios promove de hoje, 10, até sexta 14, atividades de orientações contra as arboviroses (vírus da dengue, Zika vírus e chikungunya), desenvolvidas pelos acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Univértix, nas UBS, UPA, Planeta Vida e no Posto de Saúde Central (Rua da Maçonaria). O trabalho é uma parceria que envolve as coordenações de Atenção Primária, Educação Permanente em Saúde e Vigilância em Saúde Ambiental.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção e promoção de saúde.

Para o Coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Saulo Paschoaletto de Andrade, é importante apostar na educação nesse momento pandêmico para construir uma cultura de prevenção: “É preciso mobilização para promover a sensibilidade do trirriense para o combate à dengue e outros males. Sem o auxílio da população, nenhuma ação é efetiva”.

Parceira da Mobilização e do Programa de Estágio, a Profª Coordenadora da Graduação em Enfermagem da Faculdade Univértix, Amanda S. M. Santos Xavier, entende que: “a inserção dos Acadêmicos de Enfermagem nas ações proporciona uma aproximação às pessoas em que eles estarão comprometidos a cuidar e enriquecer a prática profissional futura, além de ajudar na consolidação qualificada dos serviços do SUS. Nossa instituição preza em cumprir esse compromisso social e valoriza muito todas as ações realizadas na promoção da Saúde em Três Rios”.

Os profissionais envolvidos na mobilização foram capacitados pela Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Três Rios, sob coordenação de Letícia Lazarini de Abreu.