Adelaide Batitucci é a primeira imunizada em Três Rios; ela atua há 22 anos na imunização do município

Após algumas horas da chegada de 2.155 doses da vacina CoronaVac em Três Rios, a primeira pessoa do Município foi imunizada: Adelaide Batitucci, de 59 anos, técnica de enfermagem e que, há 22 anos, atua no setor de imunização na cidade.

A cerimônia de vacinação teve início às 12h30 e durou aproximadamente 10 minutos. Estiveram presentes o Prefeito do Município, Joacir Barbaglio, a Secretária de Saúde, Izabel Mendonça, e a Coordenadora de Imunização da cidade, Stéphanie Reis. Giselle Lessa foi a vacinadora.

Para o chefe do Executivo Municipal, o sentimento que fica é de gratidão: “quero agradecer a todos os funcionários da saúde, toda equipe envolvida em querer fazer esse momento acontecer. Três Rios tem muito que agradecer”, disse. Além disso, o Prefeito Joa também agradeceu ao apoio de seu vice, professor Jacqueson.

Sobre o início da vacinação no Município, Izabel Mendonça disse ser “um momento histórico”. Ela também agradeceu pelo momento e exaltou a escolha de Adelaide para ser a primeira vacinada em Três Rios: “é um momento em que não existem palavras para descrever”.

De acordo com Stéphanie Reis, “é um momento muito importante para o Município e para o país. Só através da vacina, a gente vai conseguir acabar com a pandemia”, afirmou. Em relação à escolha do nome para dar início à vacinação no Município, a Coordenadora de Imunização de Três Rios disse: “a gente já estava pensando nisso, por ela ser a funcionária mais antiga do setor , e ela sempre trabalhou somente aqui na imunização. A gente conversou com a Secretária de Saúde e com o Prefeito Joa e eles ficaram satisfeitos com a escolha”.

A primeira imunizada no Município, visivelmente emocionada, relatou estar surpresa: “realmente, eu não esperava ser a primeira. É muita emoção e eu agradeço a todos pela escolha”.

Vacinação

Na manhã desta terça-feira, 2.155 doses da CoronaVac chegaram a Três Rios. Todas trazidas por um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. A quantidade está armazenada no Posto de Saúde Central e será utilizada na primeira etapa de vacinação. As outras 2.155, totalizando as 4.310 cedidas pelo Governo do Estado, serão enviadas posteriormente.

Nesta quarta-feira, 20, Três Rios inicia a primeira fase de imunização, vacinando os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Conforme a Secretária Izabel Mendonça, quatro equipes volantes irão percorrer o município para distribuir a vacina. Os próximos pontos de imunização serão: Centro de Triagem, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Enfermaria COVID na Boa União e os profissionais que estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição.

Os idosos que vivem nas duas instituições de longa permanência no Município (Asilo São Vicente de Paulo e Asilo Metodista), os colaboradores e todos os profissionais que trabalham nessas duas instituições também serão imunizados nesta primeira etapa, que tem previsão para ser finalizada já nesta quarta. No entanto, havendo necessidade, será estendida até a próxima sexta-feira, 22.

Importante ressaltar que a Prefeitura Municipal de Três Rios segue o Plano Estadual de Imunização, com diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado.